quinta-feira, 27 de maio de 2010

Capitão Virginiano

Acho cômico e até ridículo como a nossa sociedade, quando trata em discutir assuntos relacionados a mercado de trabalho sempre tenta impor o seu ideal, seu padrão de identidade que um profissional precisa ter. Algo que no nosso íntimo e pessoal não é compatível com nossa personalidade. E ainda se dizem defensores das diferenças. Balela! Todos sabemos que o mercado privilegia a razão e objetividade, não a emoção e especificidade de cada um. Têm-se os defeitos e as qualidades, mas eles parecem cegos em relação a isso. Eles querem sempre um modelo a ser seguido, recheado de qualidades indispensáveis, o que é uma atitude bastante injusta.
A idéia de ser sempre um líder nos nossos setores de atuação é um ótimo exemplo. Ser o melhor, versátil, articulado, dinâmico. Nunca entendi direito esse negócio de ser dinâmico. O que eles querem? Um cara que nem o Jackie Chan? Com todas aquelas peripécias de artes marciais que ele possui, certamente se encaixaria bem no perfil...
Cada um tem a sua própria personalidade, seu jeito, sua maneira de ser, agir e comportar-se diante de um mundo caótico como o nosso. Um mecanismo de defesa para se lidar com isso tudo é a timidez, a introversão. Eu me encaixo bem nesse caso. Reservado até demais. O Blog pode até passar uma impressão errada. Eu não sou assim no dia-a-dia, não falo tanta merda na cara dura para qualquer um que aparecer. Nem mesmo chego a ser tão engraçado, como algumas vezes aqui consigo. Penso e somente penso as besteiras que aqui posto. Não há diálogo. Um degenerado que mal expressa sua opinião oralmente. Não tenho forças pra ação propriamente dita e nem para eloqüência. Sinto-me paranóico em relação ao público e sempre procuro evitar ser observado e avaliado. Coisas da insegurança. Não gosto de todos os olhos em cima de mim. Parece até que mijei nas calças ou algo do tipo. Prefiro trabalhar no silêncio, de forma reservada. Definitivamente, essa é a minha praia.
Assim sendo, como deu pra perceber, me por numa liderança é uma atitude antilógica que só poderia resultar em mal resultado. Merda anunciada. E isso sempre aconteceu. Vou explicar o porquê. Não possuo o menor resquício de autoridade em minha alma. Não sei e nem consigo dar ordens a ninguém. Valho-me de pedidos, feitos uma única e exclusiva vez de voz e cabeça baixa. Se um único fulano não ouve, fudeu tudo e todo mundo envolvido se prejudica. Tudo isso, porque o encarregado de dar ordens, vale-se da confiança e não da autoridade para atingir seus objetivos. Isso é errado? Algo pra ser corrigido? Sou o único a agir assim? Aposto que não, para todas as perguntas. Envergonho-me de muitos traços da minha problemática personalidade, mas disso não. Me chame de egoísta; pense o que quiser. Só sei que não quero ser representante de porra nenhuma.
Continuarei agindo do jeito que sou, porque a teimosia também é algo que reside em mim. Num mundo repleto de insegurança, que privilegia roteiros, rotinas, modelos e manuais para tudo, isso acaba sendo uma atitude bastante anárquica de minha parte, que sempre me trará a incompreensão desses malditos conservadores. Só sei que nunca irei me render, comprando manual de auto-ajuda, dizendo que não sou bom o bastante e tentando corrigir os meus atos. Me recuso.



PS: Não acredito em horoscópo. Pensando bem... Só um pouquinho!

Um comentário: