quinta-feira, 13 de maio de 2010

Elogio Aos Perdedores

Sempre ouvi e ultimamente ainda acontece de eu escutar a seguinte frase: é preciso estudar pra ser alguém na vida. Nunca havia reparado no seu verdadeiro significado. Pensar bem no que essas olavras querem dizer. O que significa ser alguém na vida? Significa necessariamente ter um diploma e ter sucesso financeiro? Se for pra pensar assim, me recuso a ser esse “alguém”. Sinceramente. Meus objetivos financeiros baseiam-se somente no auto-sustento. Nada mais. Só um espacinho meu, comida e outras coisinhas pra enfim ser feliz, me são suficientes.
Tem muito engravatado filho da puta por aí. Não é novidade nenhuma isso. Longe de mim fazer generalizações. Cada pessoa é uma pessoa. Existem canalhas ricos e pobres. Assim como gente honesta. Pela maneira que falam o honesto pobre nunca chega a ser "alguém", um tratamento bastante injusto. O conceito de vencer vive associado a essas idéias de sucesso, riqueza e ostentação. Não importando as conseqüências.
Sem contar que pra se vencer existe sempre a cobrança. Quer um exemplo? Outro dia, minha humilde toca estava em obras. E eu fiquei a semana toda lá ajudando o pedreiro. Fiz numa má vontade da porra, mas fiz tudo que me pediram. Aí no último dia, chega o namorado da minha mãe, me chamando de preguiçoso inútil e outras coisas. Eu cansado pra caralho, nem falei nada, aliás, como sempre faço me reservei ao silêncio e nem retruquei. Acho que ele percebeu que tinha exagerado e até se sentiu mal com isso. E no seu discurso usou o “ajuda a gente a vencer” pra se justificar...
Se isso é vencer, meus amigos, ofendendo, gritando e menosprezando seus supostos aliados, me orgulho sinceramente em ser um perdedor. O perdedor não ofende ninguém. Se fode, vai pra casa e tenta uma outra vez engolindo o choramingo. Dane-se a satisfação pessoal, o que importa é o conjunto da obra e a maneira que vivemos. Esse negócio de "vitória a qualquer preço" é uma piada sem a menor graça.
Pra finalizar, digo que pra toda derrota há um vencedor, escancarado ou oculto. Para os menos afortunados não se preocupem. Na hora da derrota é que aparecem os verdadeiros amigos; aqueles que ficam do seu lado nas piores circunstâncias. O espírito da coisa é como naquele filme Old Boy “Ria e todos riram com você. Chore e chorará sozinho”. Mas tem jeito que tem a sorte de ter quem chore ao seu lado. E é ai que os perdedores, enfim se tornam vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário