sexta-feira, 21 de maio de 2010

Desonestidade No Comércio

Comercializar mercadorias que eu saiba, assim como aquela outra praticada intensivamente à noite numa cidade grande, é uma das formas de se ganhar a vida mais antiga do mundo. Se bem que vender o corpo também é fazer comércio de certa maneira, afinal há um produto, cliente, oferta, procura etc, todos os mecanismos necessários. Mas vamos nos ater somente ao comércio de mercadorias menos complexas e humanas, as ditas muambas.
Não vou ser injusto e generalizar dizendo que vendedor honesto é que nem enterro de anão, mas tal qual o exemplo, é raro se ver um; existem claro que sim, mas tem muito ambulante sacana por aí.
No domingo do dia das mães, fui em Campo Grande fazer uma prova da Caixa(puta dia ruim pra fazer prova de concurso, nossa!) e na porta do prédio uma moça que chegou avoada e sem caneta, e que queria comprar uma ali mesmo, perguntou ao ambulante quanto custava uma, ao ponto que ele respondeu dois reais.A tal da lei da oferta e da procura, influenciando o preço. Dois reais uma mísera caneta Bic preta, puta que pariu. Vontade que me deu foi dizer “Porra mano, essa caneta é feita de ouro?”. A situação está difícil pra todos, mas nossa, vamos agir com ética né cara...
A mesma coisa é com os produtos piratas. Quando não dá problema, você é ludibriado e pior; não tem garantia nenhuma. Só promessa de boca, o que é pouco. Já comprei Winning Eleven pirata e me fudi porque o jogo era em DVD e meu PC só roda CD-ROM. E eu disse que não servia DVD, de forma bem clara pro camelô. Outro caso mais recente; fui comprar o filme 2012, a mega produção fodônica que passou aqui nos cinemas. Chegando em casa outra surpresa desagradável; era um filmeco, outro 2012 de orçamento menor e que nem cheguei a ver. Se fode aí otário.
Na busca de lucro, no comércio irregular pouco importam asa vítimas. Quem mandou contribuir com as irregularidades comprando produtos piratas? Mas uma coisa eu digo; nem fudendo eu gasto 100 conto num pedacinho de plástico como um CD de computador. Não mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário