quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Discutindo Política

Andei pesquisando a respeito dos candidatos dessas eleições em que irei votar, como deveria fazer qualquer cidadão consciente. Meu desejo real era de votar em branco por causa das minha convicções anarquistas. Falo sobre meu projeto anarquista para o Brasil em alguma futura ocasião. O que ocorre é que não votarei em branco, como gostaria, porque vejo que há um certo perigo em fazer isso, desperdiçar meu voto, como se ele nada significasse. Existem candidatos concorrendo que já fizeram muito mal ao Rio de janeiro em suas gestões ou de seus partidos que estão disparando nas pesquisas. Alem disso há o fato de que eu nunca votaria em partidos da direita. Não entendo como existem pessoas pobres que fazem isso. Que fazem propaganda para partidos desse tipo. Não que a intenção desses partidos seja de governar intencionalmente com a pura intenção maligna de somente prejudicá-los e beneficiar as elites. O que ocorre é que eles privilegiam mais a classe média, ao empresariado do que as pessoas mais humildes. A diferença está nos enfoque que a esquerda ou a direita brasileira dá a uma parcela do seu digamos “público alvo”.
Minha pesquisa me condicionou a um site muito bom que mostra informações sobre os candidatos. Tem alguns lá com nomes e fotos bem engraçados. Quando vi Mori, o seu Miagui e Binladen rachei de rir. Resolvi compartilhar com minha amiga Érica no MSN. Ela é meio bruta às vezes, mas tem bom coração. Achou uma completa babaquice eu ter mostrado aquilo pra ela. Eu disse que entendia seu ponto de vista, que de fato a política esta uma palhaçada (preciso falar da candidatura do Tiririca?), e que isso não devia acontecer. Política é coisa séria, embora eu seja contra a eleição de governantes para exercer representativa de um grupo enorme como um país. Enquanto o sistema de governo no mundo moderno não muda, tratemos com seriedade os seus mecanismos de manutenção de ordem.




Érica não vota, porque ainda não tem 16 anos. Falei pra ela exatamente das minhas considerações iniciais, de porque não votaria em branco esse ano. Ela disse que eu estava sendo ingênuo. Corrupção e más gestões também existem em partidos de esquerda. Continuou e disse que existe gente competente nos partidos de direita e que eu estava generalizando por demais as coisas. Que eu estava justamente fazendo aquele juízo fabricado em escolas de jogar tudo nas costas de determinados governantes passados e sendo um esquerdista apaixonado como ensina a cartilha. Capaz de lembrar somente os erros dos candidatos que desgosto. Por exemplo, ela citou que um político que detesto fez obras próximas a casa dela que foram de grande valia, e que serviram para melhorar a vida dos habitantes daquela região. Ela me disse que para ela, não importava os escândalos, o superfaturamento de obras, as irregularidades e as desavenças de governantes sem aliados poderosos, que pensam que podem governar sozinhos. Para a minha amiga não importava nem a história ditatorial que originaram certos partidos. Descaradamente e sem vergonha alguma de dizer sua opinião, minha amiga demonstrou ter uma visão de senso comum muito enraizada na nossa sociedade. O político é visto não como uma pessoa que está subordinada a nós, um funcionário do povo, mas é visto como um grande paizão que nos dá coisas, como se fossem favores e quando elas são concretas, mais fortes ficam em nossas lembranças as imagens deles, das sua realizações. E eu desaprovo totalmente essa maneira de governar populista-paternalista.
Brigamos e decidi encerrar a conversa. Discutir politica é muito desgastante, porque na verdade nunca há um lado certo. Existem maneiras diferentes de se enxergar progresso, desenvolvimento, economia etc. Vi que não ia mudar o pensamento dela e ela não ia mudar o meu. Não estou fazendo aqui propaganda à favor ou contra à ninguém, e nem vou ter a audácia de lhes dizer em quem votar ou não. Só digo que continuo com meus princípios de votar em partidos de esquerda, mesmo sabendo que alguns deles não tem muita chance de vencer. Você vote em quem quiser nessas eleições, mas vote com seriedade ok? Faça isso enquanto não instauro a anarquia unificada no Brasil...

3 comentários:

  1. Anham Cláudia, senta lá.
    Christian, você está ''meio'' generalizando.
    Não faça mas isso.

    ResponderExcluir
  2. Christian o caralho meu nome é Pharaoh kkkkkk brincadeira tá? Mas a srta tem razão, eu costumo generalizar muito as coisas as vezes a fim de dar veracidade para aquilo que pensa. Tens todo o direito de discordar de mim à vontade. Do it!

    ResponderExcluir
  3. fuck down u.u
    ok agora me segue http://showmehowitsdone.tumblr.com/

    ResponderExcluir