sexta-feira, 4 de junho de 2010

Elite

Engraçado como tentam impregnar certos pensamentos nas nossas cabeças desde cedo e nem nos damos conta disso. Crianças crescem ouvindo os adultos próximos a elas, por exemplo, dizerem que todas as pessoas são iguais. Uma idéia até que bonitinha e inofensiva. Mas mentirosa pra cacete. Contraditória e muito nada a ver com a realidade em que vivemos.
Conheço caras da minha idade (19), que já tem o próprio carro. Eu não tenho grana para comprar um skate; no momento minha carteira não me permite comprar nem mesmo uma mísera e solitária bala de hortelã. Discurso de igualdade uma ova!
Não pense que minha missão nesse blog, é a de descer o pau e falar mal exclusivamente da classe média. Lógico que odeio eles. Pra falar a verdade, sou democrático e odeio todo mundo; na minha vida convivi em tudo que é tipo de ambiente social da cidade maravilhosa e encontrei laranja podre como diria o Paulo Ramos (é o 12!), em todos esses lugares. Não sou esquerdista e nem de direita, vivo em cima do muro achincalhando todo mundo. Odeio pobres, odeio ricos, odeio playssons, odeio patricinhas e odeio os comunistas suburbanos fãs de Legião Urbana também. Tenho as minhas restrições ao ódio em eventuais associações que me fazem mudar de idéia. Não me leve a mal, não é nada pessoal, é só que estou sempre esperando o pior do próximo. Adoro quando me engano e conheço gente bacana. Só que como o assunto de hoje especificamente está muito associado à classe média vai sobrar pra eles. Cada um na sua hora... Aguardem.
Após as devidas justificativas necessárias voltemos ao assunto. Elite. Algo que já pressupõe desigualdade. Sinônimo de “os fodões”. Pra elite existir, há a necessidade também de existirem os não tão bem abençoados. Indignei-me, outro dia, quando ouvi na faculdade um professor falar a frase ”Vocês são a elite intelectual desse país.” Mais uma vez, não falei porra nenhuma por covardia e resolvi registrar por aqui mesmo o ocorrido. Tem certas coisas que acontecem e parece que só eu percebo, coisa de gente paranóica, estar sempre alerta. Logo na faculdade o cara se põe a premiar a desigualdade e vangloriar-se de ser elite? Mostrar contentamento com a desigualdade. Isso não está certo.
No tratamento com as pessoas realmente, devemos agir como se fossemos iguais, como deveria ser. O ato de igualar-se ao semelhante seja quem for, principalmente se ele for mais humilde é belo. Uma atitude corretísssima. Ninguém aguenta essas madames de nariz em pé e suas filhinhas queridas fazendo cu doce; acabam sempre nos esnobando. Se quiser um conselho grátis aí vai um: numa situação dessas, tome vergonha na cara, fala que vai ao banheiro cagar, vira as costas e sai fora. Pra que dar atenção a quem não merece. Tenha fé. Valorize somente a quem lhe dá atenção.
Não uso óculos escuros o dia todo, não simulo austeridade, não tento impressionar ninguém com meus conhecimentos, não tenho carrão, não vou todo fim de semana a uma festa, não me vanglorio por estar cursando o ensino superior, não fumo maconha para parecer descolado, não viajo de avião, não uso perfume importado, nem roupa de marca, não transformo a rua numa passarela; não me exibo. Sou um bobalhão, bruto, estúpido, mal articulado, mal vestido, ando de cabeça baixa e não pertenço à porra de panelinha nenhuma. Um puta cara incompreendido e desajustado. Mas pelo menos tenho bom caráter, me orgulho muito disso, estou bastante satisfeito assim do jeito que sou e isso me é suficiente. Um perdedor orgulhoso de peito aberto, deselitizado e sem classe alguma.

PS: Escrevi “odeio” neste texto sete vezes e a palavra “não” vinte vezes. Se eu errei na conta, por favor, me corrija. Quanta negatividade! E mais: Pesquisando, sem querer descobri que "Elite" é o nome de um jogo de videogame, nem sei de que gênero, cujo logo é estiloso pra cacete. Essa informação não tem nada de relevante para o tema do post, mas aposto que você, pessoa elitizada que se vangloria pela sua inteligência, já deve ter percebido isto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário