quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aulas De Artes

Tal qual o texto sobre Filosofia que escrevi em outra ocasião, esse daqui também tem o intuito de ridicularizar uma disciplina que não gosto muito. Por isso a pessoalidade exarcebada nas minhas idéias. Lógico que é um contrasenso falar em pessoalidade; tudo aqui no meu blog é opinião pessoal minha, para ser desconsiderado mesmo. Então para os apreciadores e afiliados em questão já peço desculpas adiantado. São idéias baseadas em puro senso comum, sem estudo detalhado e bibliografia confiável, incoerentes, absurdas e sem fundamento de um imbecil. Reitero, desconsidere o que ler aqui, ou se preferir nem leia. Não vou me magoar.
Nunca gostei de assistir à aulas de artes. Ênfase aqui em aulas. Curto a arte e a aprecio bastante, principalmente as obras dadaístas e de pop-art. Só não considero algo sensato ensinar isso ou qualquer coisa relativa e transformar isso em uma aula séria. Para mim arte é algo que serve apenas como distração e apreciação, para não ser levado a sério. Mesmo quando é colocada à sério não gera quaisquer resultados práticos. Acho até ridículo quem se põe a fazer isso. Os pintores expressam seu descontentamento com a realidade, mas isso nunca dá em nada. Estou mentindo? Alguma obra mudou o curso da história da humanidade, impediu uma guerra ou algo do tipo?
Outro dia fiquei puto numa aula de artes da faculdade pensando “Sai cedo de casa e gastei dinheiro com passagem de ônibus para assistir isso?”. A aula em questão não me ensinou nada. Só foram passados alguns vídeos ridículos cheios de ruídos irritantes. Muito tosco e lamentável de se assistir. Pensei até em me vingar descendo o nível; me filmar cagando, entregar como trabalho final e dizer que é arte moderna.
Um capítulo especial de meu ódio à aulas de artes está relacionado às minhas experiências com as professoras ao longo dos anos. Só tive professoras de artes do sexo feminino mesmo, pelo que sei pelo menos. Não sei porque, mas nunca fui com a cara de nenhuma professora de artes. Toda vez que vejo uma, a vontade que me dá é de dizer para elas procurarem algum emprego de verdade (embora eu seja um desempregado há anos). Algumas nem artistas são, só ficam vendo as obras dos outros e pagando de gostosa na frente da gente. Sem contar a postura. Sempre demonstrando toda uma pose, uma envergadura, uma certa arrogância como se soubessem de tudo. Grande merda! Quando na verdade sabemos que a arte por mais bela que seja é completamente inútil. Tal qual toda uma categoria.
Na oitava série, pela primeira vez na minha vida uma professora me intimidou perante a classe. Ensinava artes, claro. Me ridicularizou na frente da turma toda e eu me encolhi como um bom covarde sem dizer nada. Como diria o Veríssimo ”alguma eu devo ter aprontado”, posso ter pensado alto e dito uma besteira, ter um acesso de risos rápidos em má hora ou fiz cara de sonso (culpado, estou o tempo todo com essa mesma expressão de besta). Mas a bronca em si foi feita porque me recusei a dar minha opinião na aula dela. Esse é um país livre, tenho esse direito não? Na época eu não sabia me defender direito de ataques verbais, fiquei nervoso e sem reação, foi golpe baixo. Chutar cachorro morto. Enfim talvez esse último e pequeno relato tenha servido para justificar melhor meu desprezo por arte e influenciado todo o enfoque negativo que dou a essa disciplina até hoje. Sou recalcado pra caralho!

Um comentário:

  1. Anônimo20/6/10

    vc eh loko sabia
    e eu compartilho da sua opinião contra as prof de artes
    todas são umas chatas qee se acham melhores qee os outros

    ResponderExcluir