quinta-feira, 29 de abril de 2010

Por Último, Um Inútil

Uma voz disse: levantem as mãos aqueles que estão sozinhos. Isso mesmo, aqueles. Às vezes mais de uma pessoa num ambiente se encontram nessa situação e nem se dão conta disso; poderiam se unir. Mas minha mão no momento a única que foi ao ar. Me fudi de novo. Até no grupo dos solitários, esquecidos e semelhantes sou o único integrante. Não foi a primeira vez. Lembrei até de uma situação pior na época de high school, em que uma guria perguntou quem estava sem grupo, pois no dela faltavam integrantes e eu fiquei ali agitando os braços em vão, tentando chamar a atenção, sem sequer ser notado. Pirralha insolente, deve ter pensado "melhor fazer só do que com um trouxa desses". Na mesma situação que eu e me ignorando, um absurdo. Quem não teve uma experiência dessas? Se você respondeu mentalmente “eu não”, te parto a cara...
Outro dia, eu estava assistindo Naruto e rolou algo semelhante. Eu sei que desenho animado e realidade são coisas diferentes (não sou tão doido assim), mas não captar as similaridades é impossível. Principalmente em situações humanas. O personagem em questão era Chouji Akimichi, típico gordinho inútil, vitima do menosprezo dos colegas, sendo o ultimo a ser escolhido ou até mesmo excluído das brincadeiras da criançada. Isso devido as suas trapalhadas, afinal gordo só faz gordice.



Parecia até que voltei no tempo vendo aquilo. O bobalhão que sempre sobrava era meu personagem típico da infância e até mesmo na adolescência. Eu era sempre o último panaca a ser escolhido em tudo. Sempre aquele sentimento de ser como um resto qualquer e impotência. Esportes então, nem se fala. Crianças são más; como são sempre honestas falam o que não devem. Os adultos até que simulam simpatia, mas criança não. Se não vão com a cara de alguém falam mesmo. E há essas vítimas dessa sinceridade infantil, claro, que no fundo só queriam estar ali no meio com a galera se divertindo e curtindo a amizade.
E justiça seja feita. Tudo que é equipe que participo sempre se dá mal no final. Ou somos os piores de todos ou dá pane geral e o projeto naufraga. Nem culpo ninguém, por essa precaução antecipada, faria a mesma coisa. Por conta de ser um peso morto inútil. E todo peso alguém tem que carregar nas costas. Seja qual for.
E o que fazer? Emagrecer, tornar-se mais útil, inteligente servil e articulado? Claro que não. Tirar proveito disso claro. Já cansei de me aproveitar da mnha situação de lobo solitário pra ganhar vantagem. Pelo lado emocional qualquer avaliador, quando percebe que um sujeito sozinho fez uma tarefa de cinco, embora até não muito bem feita, se solidariza, e fica menos exigente e considera a situação adversa do infeliz. E eu quando percebi isso, aproveitei e ainda aproveito ao máximo, quando dá. Vai me culpar pela minha canalhice? O que posso fazer? Algo bom a gente tem que tirar de uma desvantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário