terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dizer O Que Se Pensa

Comunicar-se oralmente é uma das maneiras mais comuns que o ser humano utiliza para se expressar. Não é a única. Pode-se observar que a expressão de idéias e sentimentos manifesta-se em outros meios diversos, tais quais as artes plásticas, a música, a escrita etc. Há algo em comum, decorrente da nossa racionalidade: antes de tudo, pensamos. Não importa que a duração de nossos pensamentos ocorram em poucos segundos. A expressão não é algo imediato, automático. Sabendo que temos o direito de livre expressão, é necessário pensar duas vezes antes de manifestar publicamente o que se tem a afirmar sobre qualquer coisa.
Recentemente pudemos acompanhar pelos noticiários, um episódio lamentável. Após a vitória de Dilma Rousseff ao cargo de presidente da república, uma estudante de direito, via Twitter, incitou a violência contra nordestinos, responsabilizando-os pela vitória da presidenta eleita. Tudo bem a garota ter se indignado com tal vitória e expressar sua opinião contrária ao governo atual. O que não pode acontecer é ser ofensivo contra alguns grupos regionais, por puro preconceito e ignorância. Na verdade, creio que várias pessoas concordam com a opinião dessa pessoa. Sem querer, a estudante virou uma porta voz de um grupo social pequeno, porém poderoso.


Gente da classe média alta, que é egoísta e tem pinta de intelectual e que, por tal qualidade, acredita que é o único com consciência, capaz de por o país rumo ao progresso, tachando a população em geral de bastardos ignorantes. Tal elite, não consegue aceitar que a democracia é de todos e que a maioria, no caso os mais humildes, são dependentes do assintencialismo do governo. Pelo voto, elegem tais governantes, à favor de interesses vitais para sua sobrevivência.
A classe média é omissa e a eles pouco importa que o pobre não tenha comida em casa ou durma na rua feito mendigo. Vira as costas para os problemas de nossa sociedade, só se mobiliza quando é atingida (tal qual é mostrado em Tropa de Elite), em prol do seu pseudomundinho perfeito, cercado de viagens e curtições. Direito deles. Posso dizer que eu, especificamente, se vivesse em condições melhores, teria mais vergonha na cara. Viveria mais parcamente e doava o excesso. Quantos quilos de feijão se compram com o preço de uma lata de caviar? Longe de mim dizer que seria um voluntário-mobilizador, mas pelos menos faria minha parte.
Agora que já falei mal da classe média (virou uma espécie de passatempo...), pegarei mais leve usando um exemplo do mundo pop. Recentemente li que Jay Kay, vocalista da banda britânica Jamiroquai, ofendeu duas juradas do programa de televisão X Factor, uma espécie de Ídolos que tem por aquelas bandas. O cantor, antes da apresentação, disse que as duas eram inúteis que nunca haviam feito nada de aproveitável e que eram bonitinhas e “pegáveis” (para não dizer outro termo). Tirando esse comentário machista, até concordo com ele. Não sei se é só impressão minha (e do Jay Kay), mas nunca fui com a cara dos jurados desse tipo de programa. Um bando de desconhecidos do cenário musical que ficam ali, criticando aspirantes,  que em alguns casos são até melhores que eles. Invejosos, que descontam sua frustração pela falta de sucesso em jovens talentos esperançosos. Enfim, na minha opinião Jay Kay disse tudo aquilo que o público sempre quis dizer. Vingou muita gente. Só errou por ser ofensivo. Se bem que o Jay Kay se amarra em uma confusão...


Com os dois exemplos pretendi ilustrar essa questão de dizer o que se pensa por dois lados. Aceitação  ou não. Principalmente em questões polêmicas, enxergamos os dois lados; concordamos com ou com outro. É portanto, primordial pensar antes de se posicionar sobre qualquer assunto, principalmente se for publicamente. Sua imagem pode ficar rotulada para sempre por causa de uma opinião polêmica. Livre expressão é direito de todos, mas não deve ser usada para fazer discriminações e ofensas. É possível ser sincero sem ser ácido e cínico; basta ter um pouco de auto-crítica. Opine sempre, mas com responsabilidade.

PS: Neste fim de semana ouvi o novo álbum do Jamiroquai “Rock Dust Light Star”. Muito bom, recomendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário