segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Al Pacino

Na televisão, principalmente na TV aberta, quando a programação anuncia algum filme que será exibido na emissora, usa-se o recurso de mencionar quais as estrelas estarão presentes na atração. Eu nasci nos anos 90. Minha bagagem cinematográfica foi construída assistindo Sessão da Tarde e Cinema em Casa. Não tinha vídeo, nem DVD, nem TV à cabo e ia pouco ao cinema. Conseqüentemente, na minha infância fiquei refém das atrações de tais programas: filmes das décadas de 90 e 2000 e alguns clássicos da década de 80. 
Naturalmente uma pessoa acompanha a carreira dos astros nas décadas em que ela vive. Sabe que tipo de filme um ator costuma fazer. Um moleque dos anos 80 sabia que Stallone era ator de ação e dos anos 90 sabia que Jim Carrey era ator de comédia. E eram bons nisso. Só que antes deles já existiam outros atores talentosos com papéis esteriotipados ou não.
Voltando aos comerciais, o que sempre me causou estranhamento eram aqueles atores mais velhos que passavam dos 50 anos, que apareciam como atração nos comerciais e tinham geralmente participação mínima nos filmes. O passado de sua carreira é que salvava o seu nome e resgatava a memória dos programadores das emissoras. Eu sempre me perguntava "quem é esse cara?"
A mídia privilegia a juventude, os rostos jovens, bonitos, corpos sarados. Como se o mundo só fosse formado de pessoas assim. É só olhar os comerciais de televisão. Quando se envelhece perde-se espaço. No cinema isso significa participações especiais menores, papéis menos intensos ou secundários. Quem no passado interpretava a donzela se torna a matriarca; o policial torna-se comandante e por aí vai. Os papéis naturalmente mudam, amadurecem de acordo com a idade do ator que passa a interpretar de acordo com sua aparência física.
Al Pacino para mim até metade da minha adolescência era o cara que interpretava Satanás em O Advogado do Diabo e um diretor de cinema em S1m0ne. Filmes de 97 e 2002 respectivamente. Percebe? Para mim a imagem de Pacino estava associada a esses filmes porque eu era nascido nesta época. Gostei dos filmes, mas nem de longe são os melhores dele. O auge do velho Al foram os anos 70 e 80. Graças ao canal TCM, tive o privilégio de assistir ao "Classic Pacino"  em filmes como Serpico, Um Dia de Cão, Justiça Para Todos, Scarface. Filmes de interpreações intensas em que você não consegue tirar os olhos da tela.Virei fã sem perceber. Impressionante o carisma dele interpretando personagens incomuns que em certos casos eu até me identificava. Em alguns desses filmes Pacino é aquele cara que tem ética, faz as coisas de forma correta, mas que sofre porque as pessoas ao seu redor são incapazes de enxergar o correto a ser feito, se acomodando a corrupção policial ou a morosidade do sistema judiciário, por exemplo. Ao contrário de mim que me controlo, ele surta nos filmes e me serviu de inspiração nestes momentos.




Sei que ele é apenas um ator e acredito que não colaborava para a criaçao dos personagens. Mas as interpretações são magníficas e se conectam de certo modo. Após ver alguns filmes de Pacino você percebe alguns traços típicos de seus personagens. O carisma, o sarcasmo, os palavrões. Coisas que o caracterizam e lhe atribuem ares únicos. O que me chama a atenção é o descontentamento. Acho que todo mundo que se importa com algo de verdade sente isso. Quer mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor e não consegue. como eu disse anteriormente Pacino el algum momento surta e começa a gritar falando alto um monte de verdades. Situações de protesto que mostram o quão ridícula e hipócrita é a nossa sociedade. Barbarizar às vezes é a unica forma de atingir os bárbaros.
Queria eu brincar de Al Pacino algum dia na vida real. Sem as armas, claro. Os gritos e palavrões me seriam suficientes.



PS: Não mencionei o Poderoso Chefão de propósito. Na trilogia, o Michael de Pacino não era o meu personagem favorito. Meus prediletos eram o Don Corleone e o Sonny. Pena que morreram no primeiro filme...



PS 2: Para quem pretende atuar que nem o tio Al aí vai uma dica de site que explica direitinho o método de atuação. Está em inglês, mas vale a pena.
The Al Pacino Academy of Shouting

PS 3: Algumas cenas de Pacino que adoro:
Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon)
Attica! Attica! Attica!
Justiça para Todos (... and Justice For All)

2 comentários:

  1. Porra, esqueceu do Perfume de Mulher, melhor filme dele pra mim, o cara é foda.

    Helcio

    ResponderExcluir
  2. Gosto desse filme também só que até hoje não assisti ele inteiro, mas valeu pela lembrança
    abs

    ResponderExcluir